PRF prende suspeito que transportava mais de 900 animais de forma irregular em Garanhuns, no Agreste

Ao todo, foram encontrados 885 aves silvestres e 18 jabutis; algumas espécies não resistiram
A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: Divulgacao-PRF1.jpeg
Divulgação PRF

Um homem de 28 anos foi surpreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) enquanto transportava 885 aves silvestres e 18 jabutis na BR-423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

Os animais estavam acomodados de forma precária, em gaiolas e caixas apertadas, distribuídos no porta-malas e sobre os bancos de um carro de passeio. Devido às condições inadequadas, algumas aves não resistiram ao trajeto. A equipe do Grupo de Patrulhamento Tático da PRF realizava uma operação de fiscalização quando abordou o veículo, conduzido apenas pelo motorista.

Ao inspecionar o interior do carro, os policiais encontraram aves de várias espécies, entre elas 400 galos-de-campina, 290 papa-capins, 58 tico-ticos e 49 azulões, além de outras. Os jabutis estavam empilhados em caixas de papelão.

O condutor relatou ter comprado os animais em Ouro Branco, no estado de Alagoas, e que pretendia revendê-los em Caruaru, Pernambuco — cidades separadas por mais de 200 quilômetros. Ele já havia sido detido pela PRF em outras ocasiões pelo mesmo tipo de crime.

O homem foi autuado por crimes ambientais e poderá responder criminalmente pela prática.

Os animais foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), onde receberão cuidados antes de serem devolvidos ao ambiente natural.

Mais Lidas