A Prefeitura do Recife iniciou uma nova etapa para o cadastro de condutores de veículos de tração animal que ainda não participaram do censo. Segundo a gestão municipal, o cadastramento será realizado de forma itinerante, ou seja, os interessados devem entrar em contato com o Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais, por meio dos telefones 3385-1670 ou WhatsApp (81) 99215-1666, para agendar o atendimento em seu bairro.
A nova fase seguirá até o dia 31 de janeiro, quando a utilização da tração animal será oficialmente proibida na cidade. No momento do cadastro, deverão apresentar um documento de identificação e comprovante de residência com CEP do Recife. Durante o atendimento, o cavalo será identificado com um chip sob a pele, e a carroça receberá um adesivo impermeável.
A partir do cadastro, os condutores serão convocados para comprovar as informações declaradas. Aqueles que atenderem aos requisitos previamente estabelecidos, incluindo o cadastro no censo e a habilitação para os benefícios, irão receber uma indenização estipulada em R$ 1,2 mil para cada animal e cada carroça entregue.
Ainda de acordo com a prefeitura, o programa também oferecerá acesso a uma rede de qualificação profissional e apoio ao empreendedorismo, com a disponibilização de mais de 60 cursos profissionalizantes e linhas de microcrédito. Entre as opções, há formações para eletricista residencial, mecânico de instalação e manutenção de ar-condicionado e cabeleireiro básico.


