A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) divulgou o esquema especial de segurança pública montado para o Réveillon 2026 na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nos polos espalhados pelo litoral pernambucano. No total, 4.538 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Grupamento Tático Aéreo (GTA) e áreas estratégicas da SDS estarão atuando. As ações ocorrerão de forma escalonada, de acordo com a programação de cada município.
No Recife, as forças de segurança estarão mobilizadas para as festividades nos dias 27, 28 e 31 de dezembro de 2025. Em Jaboatão dos Guararapes, nos polos de Candeias e Centro, o reforço será entre os dias 28, 29, 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2026. Olinda terá um esquema especial no último dia do ano, enquanto Ipojuca terá reforço nos polos de Porto de Galinhas e Maracaípe também às vésperas da virada.
Ainda de acordo com a SDS, a tecnologia será um ponto importante na operação. O GTA vai concentrar suas atividades em Recife e Jaboatão, garantindo o emprego de duas equipes de drones, dois aviões para missões aeromédicas e quatro helicópteros de policiamento aéreo. A SDS também vai contar com sistemas de reconhecimento facial e envio de alertas por meio do programa Alerta Celular.
Câmeras de videomonitoramento foram instaladas no Recife e em Jaboatão. As imagens serão disponibilizadas em tempo real para as centrais de comando e controle operacional dos dois municípios e para o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (CIODS). Segundo a secretária Executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti, o planejamento foi construído de forma integrada, com investimento de de R$ 476,4 mil somente em diárias extras operacionais. “Estamos lançando um efetivo expressivo, com emprego de tecnologia e integração total entre as forças operativas. O objetivo é garantir um Réveillon seguro, organizado e tranquilo, com presença efetiva do Estado nos principais polos de celebração”, afirmou.
Polícia Civil
Nos dias de celebração, a Polícia Civil vai reforçar o atendimento à população com a instalação de Delegacias Móveis nas praias do Pina e Piedade. Serão empregados policiais, entre delegados, agentes e escrivões, garantindo o registro de ocorrências e o pronto-atendimento durante as festas. Todos os plantões da PCPE estarão ativados.
Polícia Militar
Já a Polícia Militar estará empenhada em ações de policiamento ostensivo e abordagens preventivas, com presença de radiopatrulha, motopatrulhamento, Batalhão de Choque e de Trânsito e Regimento de Polícia Montada na areia da praia. No total, mais de 4 mil policiais militares estarão empenhados nos eventos, sendo aproximadamente 2.400 somente em Boa Viagem, no Recife, ao longo de três dias.
O policiamento será intensificado em áreas estratégicas de concentração de público e polos de animação, com destaque para: orla de Boa Viagem, Pina, Lagoa do Araçá, Ibura (19º BPM), Morro da Conceição (11º BPM) e áreas centrais, no Recife; Jaboatão dos Guararapes (6º e 25º BPM), Olinda (Bairro Novo e Casa Caiada – 1º BPM), na Região Metropolitana; e destino de grande fluxo turístico, incluindo Porto de Galinhas e Gaibu (18º BPM), Itamaracá e Itapissuma (26º BPM).
Para garantir a fluidez e a segurança nas vias de deslocamento e rodovias, a operação terá atenção especial nos principais acessos e rotas de escoamento do público para o interior e litoral. Também será realizada a operação Vaga Livre, para coibir a reserva irregular de vagas de estacionamento no entorno do evento.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros (CBMPE) focará na segurança das edificações, estruturas temporárias e eventos, contribuindo para a redução de riscos e para a proteção da população. O Coronel Valfrido Curvelo, diretor Geral de Operações do CBMPE, destacou as principais medidas de prevenção para garantir a segurança da população.
“Nossas equipes de salvamento aquático estarão à disposição, mas é muito importante que a população evite entrar no mar durante as festas por causa da maior atividade dos animais marinhos e a baixa visibilidade por conta do horário. Também ressaltamos que é proibido a utilização de fogos de artifício no meio da multidão. Vamos garantir que seja uma celebração tranquila e segura para todos”.
Polícia Científica
A Polícia Científica, por sua vez, vai atuar com o efetivo ordinário e extraordinário durante a Operação Réveillon, coordenando os plantões no Instituto de Criminalística (IC) e no Instituto de Medicina Legal (IML) para atender aos municípios contemplados, bem como reforçando os plantões no IC e realizando o monitoramento das ocorrências.


