SDS monta esquema especial de segurança para o Réveillon 2026 em Pernambuco

Mais de 4,5 mil agentes e uso de tecnologia vão reforçar policiamento na RMR e no litoral durante a virada do ano

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) divulgou o esquema especial de segurança pública para o Réveillon 2026 na Região Metropolitana do Recife (RMR) e nos polos de festa espalhados pelo litoral do estado. Ao todo, 4.538 agentes das forças de segurança estarão mobilizados, incluindo efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Grupamento Tático Aéreo (GTA) e áreas estratégicas da SDS. As ações serão realizadas de forma escalonada, conforme a programação de cada município.

No Recife, o reforço policial ocorre nos dias 27, 28 e 31 de dezembro de 2025, acompanhando os principais eventos da capital. Em Jaboatão dos Guararapes, nos polos de Candeias e do Centro, o esquema especial vai de 28 de dezembro a 1º de janeiro de 2026. Olinda contará com reforço no último dia do ano, enquanto Ipojuca terá efetivo ampliado nos polos de Porto de Galinhas e Maracaípe, também às vésperas da virada.

A tecnologia será um dos pilares da operação. O GTA concentrará suas atividades no Recife e em Jaboatão, com o emprego de duas equipes de drones, dois aviões para missões aeromédicas e quatro helicópteros de policiamento aéreo. A SDS também utilizará sistemas de reconhecimento facial e o envio de alertas por meio do programa Alerta Celular.

Além disso, câmeras de videomonitoramento foram instaladas no Recife e em Jaboatão, com imagens transmitidas em tempo real para as centrais de comando e controle dos municípios e para o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (CIODS).

Polícia Civil

Durante os dias de festa, a Polícia Civil reforçará o atendimento com a instalação de Delegacias Móveis nas praias do Pina e de Piedade. Delegados, agentes e escrivães atuarão no registro de ocorrências e no pronto-atendimento à população. Todos os plantões da PCPE estarão ativados.

Polícia Militar

A Polícia Militar de Pernambuco ficará responsável pelo policiamento ostensivo e por abordagens preventivas, com uso de radiopatrulhas, motopatrulhamento, Batalhão de Choque, Batalhão de Trânsito e Regimento de Polícia Montada, inclusive na faixa de areia. Mais de 4 mil policiais militares estarão empregados na operação, sendo cerca de 2.400 apenas em Boa Viagem, no Recife, ao longo de três dias.

O policiamento será intensificado em áreas de grande concentração de público, como a orla de Boa Viagem e Pina, Lagoa do Araçá, Ibura, Morro da Conceição e áreas centrais do Recife; além de Jaboatão dos Guararapes, Olinda (Bairro Novo e Casa Caiada) e destinos turísticos como Porto de Galinhas, Gaibu, Itamaracá e Itapissuma. Também haverá atenção especial às principais vias de acesso e rotas de saída do público, além da Operação Vaga Livre, para coibir a reserva irregular de vagas de estacionamento.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) atuará na segurança de edificações, estruturas temporárias e eventos.

Polícia Científica

A Polícia Científica atuará com efetivo ordinário e extraordinário durante a Operação Réveillon, coordenando os plantões do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto de Medicina Legal (IML), além de reforçar o monitoramento das ocorrências nos municípios atendidos.

Com o esquema integrado, a SDS busca assegurar um Réveillon marcado pela tranquilidade, segurança e organização para pernambucanos e turistas que escolherem o estado para celebrar a chegada de 2026.

Mais Lidas