Em pronunciamento de Natal, Lula faz balanço anual e defende fim da escala 6×1

Presidente afirmou que lutará pela redução de jornada de trabalho
Por:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou o tradicional pronunciamento de Natal, que foi ao ar na noite desta quarta-feira (24), em rede nacional de rádio e TV.

Durante o discurso, que durou 6 minutos, o presidente fez uma retrospectiva sobre a sua gestão e voltou a defender o fim da escala 6×1. “Nenhum direito é tão urgente, hoje, quanto o direito ao tempo. Não é justo que uma pessoa seja obrigada a trabalhar duro durante seis dias e que tenha apenas um dia para descansar o corpo e a cabeça, passear com a família, cuidar da casa e se divertir, e acompanhar de perto o crescimento dos filhos. O fim da escala 6×1, sem redução de salário, é uma demanda do povo que cabe a nós, representantes do povo, escutar e transformar em realidade”, declarou o presidente.

Lula afirmou que 2025 foi “um ano difícil, com muitos desafios”, mas que “todos que torceram ou jogaram contra o Brasil acabaram perdendo”. O petista destacou que país enfrentou um desafio inédito com o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. “Apostamos na diplomacia, protegemos nossas empresas e evitamos demissões. Negociamos o fim do tarifaço, e ultrapassamos, agora em dezembro, a marca de 500 novos mercados para os nossos produtos. Nossa soberania e nossa democracia saíram vencedoras e o povo brasileiro venceu”, disse Lula.

O presidente comemorou que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome, de acordo com relatório da ONU, e que foi aprovada a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês. “A partir de janeiro, com o fim do IR, milhões de famílias terão um dinheiro extra todos os meses. Isso vai aliviar as contas, aquecer ainda mais a economia e beneficiar o país inteiro”, declarou.

Mais Lidas