Morre Brigitte Bardot, ícone do cinema mundial, aos 91 anos

Ao longo da carreira, artista estrelou cerca de 50 filmes, além de atuar como modelo e cantora

Morreu, aos 91 anos, Brigitte Bardot, atriz francesa e ícone do cinema. O óbito foi confirmado pela Fundação Brigitte Bardot, mas a causa ainda não foi divulgada.

A artista foi hospitalizada em outubro para uma cirurgia, mas teve alta no mesmo mês.

Nascida em Paris, em 28 de setembro de 1934, a atriz ficou reconhecida desde muito jovem como uma das figuras mais importantes do cinema europeu. O papel em ‘E Deus Criou a Mulher’ (1956), dirigido por seu então marido Roger Vadim, transformou a artista em símbolo de sensualidade e liberdade, ajudando a moldar a cultura pop dos anos 1960.

Ao longo da carreira, estrelou cerca de 50 filmes, além de atuar como modelo e cantora. Foi uma das artistas mais fotografadas e comentadas de sua geração. Entre seus trabalhos mais marcantes estão A Verdade (1960), de Henri-Georges Clouzot; O Desprezo (1963), de Jean-Luc Godard; Viva Maria! (1965), de Louis Malle, com Jeanne Moreau; O Repouso do Guerreiro (1964), novamente com Vadim; e As Petroleiras (1971), ao lado de Claudia Cardinale.

Afastada do cinema desde 1973, aos 39 anos, Brigitte Bardot passou a se dedicar integralmente à causa animal. Fundou a instituição que leva seu nome, hoje referência internacional no combate à crueldade contra animais e na promoção de campanhas de proteção ao redor do mundo.

Mais Lidas