Memorial da Democracia de Pernambuco celebra três anos nesta segunda-feira

O Memorial da Democracia de Pernambuco, localizado no Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, completa três anos nesta segunda-feira (29) com uma programação especial. Das 16h às 18h, ocorre o lançamento do livro “Utopias e Novos Direitos – Volume 1”, realizado em parceria com a Cátedra D. Helder […]

O Memorial da Democracia de Pernambuco, localizado no Sítio da Trindade, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, completa três anos nesta segunda-feira (29) com uma programação especial. Das 16h às 18h, ocorre o lançamento do livro “Utopias e Novos Direitos – Volume 1”, realizado em parceria com a Cátedra D. Helder Câmara Unesco/Unicap.

A obra reúne produções científicas do curso de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), além de textos de autores convidados, abordando temas centrais da agenda de direitos humanos. O momento ainda será marcado por um bate-papo com os organizadores Carolina Ferraz e Manoel Moraes, além da participação de coautores.

O Memorial da Democracia de Pernambuco é dedicado à preservação da memória, da história e da cidadania. Gerido pela Secretaria estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, o casarão histórico no Sítio da Trindade é marcado como ponto de reflexão sobre as lutas por liberdade, justiça social e fortalecimento da democracia no estado. O Memorial abriga um acervo significativo de documentos, depoimentos e registros que contam a trajetória política pernambucana, com destaque para o período da ditadura militar, a resistência popular e a atuação dos movimentos sociais que ajudaram a construir a democracia em Pernambuco.

Além das exposições permanentes e temporárias, o espaço mantém uma programação contínua com visitas educativas, debates e atividades culturais, fortalecendo o diálogo com estudantes, pesquisadores e a sociedade civil. Para a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joanna Figueirêdo, o Memorial cumpre um papel essencial para as atuais e futuras gerações.

“Celebrar esses três anos é reafirmar o compromisso do Governo de Pernambuco, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, com a memória, a verdade e os direitos humanos. O Memorial é um espaço vivo, que preserva histórias de luta e resistência e convida a sociedade a refletir sobre a importância da democracia todos os dias”, destaca.

Já a secretária executiva de Direitos Humanos, Fernanda Chagas, pontua que o Memorial vai além da preservação histórica. “Aqui, a memória se transforma em ferramenta de educação cidadã. É um lugar que promove encontros, provoca reflexões e contribui para a formação de uma sociedade mais consciente, justa e democrática”, afirmou.

Serviço

Lançamento do Livro – “Utopias e Novos Direitos – Volume 1” e bate-papo
Horário – Das 16h às 18h;
Local: Sítio da Trindade, Estrada do Arraial, nº 3250, Casa Amarela, na Zona Norte do Recife

Mais Lidas