O penúltimo dia de 2025 foi marcado por uma chacina no Grande Recife. Quatro homens foram mortos e outros três ficaram feridos após um ataque a tiros dentro de uma barbearia localizada na Vila Sotave, em Jaboatão dos Guararapes. A Polícia Civil de Pernambuco investiga o caso, que chocou moradores da comunidade pela violência e rapidez da ação criminosa.
De acordo com testemunhas, dois homens chegaram ao local em uma motocicleta, invadiram o estabelecimento e começaram a atirar contra as pessoas que estavam no interior. No momento do crime, havia pelo menos 11 pessoas na barbearia. As vítimas tentaram fugir e se esconder no banheiro, mas o espaço reduzido não impediu os disparos. O barbeiro conseguiu sobreviver após se trancar no banheiro e ficar protegido sob alguns corpos.
Segundo o delegado Sérgio Ricardo, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o local é pequeno e dificultou qualquer chance de fuga. “Eles tentaram se abrigar, mas os autores efetuaram disparos em direção às vítimas”, afirmou. Três das vítimas fatais foram identificadas como Paulo Gabriel Xavier de Melo, de 23 anos, Ian Batista da Silva Costa, de 18, e Ednaldo Sales da Silva Filho, de 31 anos. A quarta vítima, também do sexo masculino, ainda não foi identificada.
Após o ataque, os criminosos tentaram fugir na motocicleta, mas o veículo, que havia sido roubado minutos antes nas proximidades, foi bloqueado remotamente pelo proprietário. Diante da falha, os suspeitos abandonaram a moto e escaparam em bicicletas. Três feridos foram socorridos para o Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, enquanto uma quarta pessoa atingida por estilhaços não precisou de atendimento médico. A polícia apura se o crime tem relação com um homicídio ocorrido, dois dias antes, em outra barbearia da região.


