Por Guilherme Camilo
Após a convocação extraordinária da Alepe, a fim de votar uma instalação de sessão legislativa extraordinária durante o período do recesso dos parlamentares, ficou aprovado que a casa se reunirá na próxima segunda-feira, dia 5 de janeiro, às 10h, para que os projetos enviados pela governadora Raquel Lyra, em caráter de urgência, sejam votados.
O aval foi unânime dos 25 deputados presentes. No centro da discussão, está a deliberação sobre pontos sensíveis da LOA 2026. O impasse se torna uma tentativa do Executivo de recompor instrumentos clássicos de gestão orçamentária, como o remanejamento de até 20% do orçamento fiscal e maior flexibilidade sobre fundos estratégicos, a exemplo do FEM e do consórcio de transportes.
Ao mesmo tempo, a retirada da autorização para que outros poderes façam remanejamentos próprios redesenha o equilíbrio institucional aprovado em dezembro, reacendendo o debate sobre limites entre autonomia e governabilidade. O movimento ocorre num momento em que o governo busca acelerar entregas e dar previsibilidade à execução das políticas públicas em 2026, ano que definirá a sequência ou interrupção da gestão de Raquel.
RESPOSTA – O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), rebateu a bancada governista e defendeu o envio de parte dos projetos da convocação extraordinária à Procuradoria Legislativa, afirmando que a iniciativa é prerrogativa da Presidência. Segundo ele, duas mensagens envolvem questões sensíveis de legalidade e rito legislativo — uma sobre alteração da LOA 2026 e outra sobre repasse excepcional de recursos do TJPE.
ECONOMIZANDO – O Governo de Pernambuco divulgou o calendário do IPVA 2026, mantendo a alíquota geral de 2,4%, a menor do Nordeste, com pagamento a partir de fevereiro, em até dez parcelas ou cota única com 7% de desconto. Entre as novidades, estão a isenção para veículos com 20 anos ou mais de fabricação e a manutenção dos benefícios para motos, caminhões, ônibus, veículos a GNV, elétricos, PCDs e mototaxistas.
VIRA CASACA – A troca de alianças e apoios não segue apenas de um lado. Se Raquel Lyra conquistou a chegada de dois prefeitos da RMR para seu palanque, João Campos também recebeu o apoio de prefeitos da base da governadora, dessa vez, o nome foi o do Prefeito de Santa Cruz, Cachoeira. Há também a expectativa de neste domingo (4), o prefeito de Pedra, Júnior Vaz declarar seu apoio ao gestor da capital.
FRASE DO DIA: “Jamais trocaria minha honra por um emprego na burocracia pública”, disse Eduardo Bolsonaro após ser convocado para retornar à Polícia Federal.
RÁPIDAS
PONTO DE ENCONTRO – No primeiro programa Ponto de Encontro de 2026, recebemos o ex-ministro da Defesa do Brasil, Aldo Rebelo. A entrevista vai ao ar, neste domingo (4), a partir das 12h.
DEVOLUÇÃO – A Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes, sob a presidência de Getúlio Belém, encerrou 2025 devolvendo mais de R$200 mil aos cofres públicos. Um feito inédito em cerca de 20 anos.
IMPEACHMENT – O vereador Eduardo Moura (Novo) afirmou que o pedido de Impeachment contra o Prefeito do Recife, João Campos, já tem 11 assinaturas da oposição. Pedido precisa de mais duas para ser protocolado na Câmara Municipal.
PINGA-FOGO: Aprovação dos projetos do governo será o fim do conflito com a Alepe?


