Prefeitura do Recife nomeia 153 novos profissionais para a Saúde e 20 para Assistência Social

Convocações fazem parte do reforço nas áreas de saúde básica, combate à fome e proteção social, com 4.505 nomeações históricas na Saúde desde 2021

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta segunda-feira (5), a nomeação de 153 novos profissionais aprovados em concursos públicos para fortalecer a rede municipal de Saúde. Além disso, foram convocados 20 servidores efetivos para a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, com as convocações publicadas em edição extra do Diário Oficial do Município no dia 31 de dezembro de 2025.

Na área da Saúde, os aprovados nos concursos de 2019 e 2024 abrangem diversas especialidades, como médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de saúde ambiental e de combate às endemias (Asace), cirurgiões-dentistas, psicólogos, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais. Os novos servidores irão atuar principalmente na expansão da Atenção Básica, com ênfase nas Unidades de Saúde da Família Mais (USF+), além de reforçar as equipes das unidades de plantão, maternidades, SAMU, Consultórios na Rua, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e outros serviços.

Essas nomeações elevam para 4.505 o número de profissionais nomeados para a Saúde do Recife desde 2021. Com isso, a cobertura da Atenção Básica aumentou de 59% para 80%, enquanto a Saúde Bucal passou de 39,5% para 70%, segundo a Prefeitura.

A lista dos 153 novos convocados inclui 49 médicos, 35 técnicos de enfermagem, 27 enfermeiros, 4 farmacêuticos, 4 psicólogos, 4 cirurgiões-dentistas, entre outros profissionais.

Na área da Assistência Social, foram convocados 20 profissionais do concurso público realizado sob o Edital nº 01/2020. As vagas foram preenchidas após a desistência de candidatos nomeados anteriormente, garantindo a recomposição do quadro de servidores da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. Os novos profissionais irão atuar diretamente nos programas e serviços da rede socioassistencial, fortalecendo as políticas de proteção social e combate à fome no município.

A posse dos nomeados para a Assistência Social deve ocorrer em até 20 dias após a publicação da portaria, com início das funções em até 15 dias após a posse. O processo inclui envio de documentação e exame admissional.

Mais Lidas