A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) anunciou a ampliação do período de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) para jovens de 15 a 19 anos. A medida, que segue recomendação do Ministério da Saúde, visa ampliar a cobertura vacinal e resgatar adolescentes que ainda não foram imunizados.
Atualmente, a cobertura em Pernambuco é de 76,88% entre meninas e 63,81% entre meninos — abaixo da meta nacional de 90%. Com a ampliação, as gestões municipais devem intensificar a vacinação desse público ao longo do primeiro semestre de 2026.
A vacina contra o HPV é fundamental para prevenir diversos tipos de câncer relacionados ao vírus, como os de colo do útero, ânus, pênis, boca e orofaringe. Antes, o prazo para o resgate vacinal de não imunizados terminaria em dezembro de 2025.
O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo oferecido regularmente a crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, em dose única.
Além das unidades de saúde, a vacina é aplicada por meio da estratégia estadual de Vacinação nas Escolas, uma parceria entre as secretarias estaduais de Saúde e de Educação. Em 2025, 10.686 doses de HPV foram aplicadas em instituições de ensino. Nessas ações, também são ofertadas vacinas contra Covid-19, Tríplice Viral, Influenza, Febre Amarela, Tétano, Hepatite B, entre outras.


