Governo de Pernambuco assume gestão da UPAE Grande Recife por seis meses

O Governo de Pernambuco assumiu, de forma temporária, a gestão da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Grande Recife, localizada em Abreu e Lima, na Região Metropolitana. A decisão consta em decreto publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (8), e prevê intervenção estadual por seis meses. A medida foi tomada após o Instituto […]

O Governo de Pernambuco assumiu, de forma temporária, a gestão da Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) Grande Recife, localizada em Abreu e Lima, na Região Metropolitana. A decisão consta em decreto publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (8), e prevê intervenção estadual por seis meses.

A medida foi tomada após o Instituto de Gestão Aliança (IGA), organização social responsável pela administração da UPAE desde 2018, solicitar a rescisão contratual, alegando crise de liquidez e dificuldades financeiras causadas por bloqueios judiciais.

De acordo com o decreto, a intervenção visa garantir a continuidade dos serviços públicos de saúde prestados pela unidade, diante do risco de interrupção do atendimento. O dispositivo legal que embasa a medida é o artigo 17 da Lei Estadual nº 15.210/2013, que prevê a possibilidade de intervenção em situações emergenciais.

Novo gestor

Durante o período, a gestão ficará sob responsabilidade de Douglas Roberto de Paula Rodrigues, atual presidente do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco (IRH-PE). Com formação em Administração, ele possui experiência na área pública e na gestão em saúde.

Sobre a UPAE
A UPAE Grande Recife foi inaugurada em setembro de 2018 no bairro do Desterro e realiza consultas especializadas e exames para moradores de toda a Região Metropolitana, beneficiando cerca de 4 milhões de pessoas. A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, com atendimentos em especialidades como Cardiologia, Endocrinologia, Urologia, Vascular, entre outras.

Mais Lidas