Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizada entre os dias 3 e 6 de janeiro, no município de Salgueiro, Sertão de Pernambuco, resultou na apreensão de 140,4 metros cúbicos de madeira transportada irregularmente. A fiscalização fez parte da Operação Sentinela, voltada ao combate a crimes ambientais.
De acordo com a PRF, a carga ilegal foi identificada em cinco ocorrências distintas, durante abordagens feitas por equipes do Grupo de Enfrentamento aos Crimes Ambientais (GECAM). Em todas elas, os condutores não apresentaram documentação que comprovasse a origem legal da madeira, o que configura crime ambiental.
Durante a operação, também foram recolhidos oito veículos irregulares e oito pessoas foram detidas em flagrante. Além disso, foi constatado um caso de poluição ambiental devido à emissão de poluentes fora dos padrões legais.
Ao todo, os policiais lavraram 16 autos de infração e realizaram oito comandos de fiscalização com foco em crimes contra o meio ambiente. Todo o material apreendido foi encaminhado aos órgãos competentes, que vão avaliar o destino da madeira, podendo ser doada a entidades públicas ou sociais, conforme prevê a legislação.


