SUS inicia aplicação da vacina da dengue do Instituto Butantan a partir de 17 de janeiro

A vacinação será iniciada em três cidades do país: Maranguape (CE), Nova Lima (MG) e Botucatu (SP)

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a aplicar a vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan em três cidades do país: Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), a partir de 17 de janeiro, e em Botucatu (SP), no dia 18. De acordo com o Ministério da Saúde, a ideia é avaliar os resultados com a imunização de pelo menos 50% dos moradores desses municípios.

O público-alvo é composto pela população com faixa etária entre 15 e 59 anos. Ainda segundo o Ministério da Saúde, o primeiro lote também será destinado aos profissionais da atenção primária, que atuam nas unidades básicas de saúde (UBS).

Com o aumento da produção de doses, a partir da parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines, a estratégia será gradualmente ampliada para todo o país. Atualmente, o SUS oferece a vacina, produzida no Japão, em duas doses para adolescentes de 10 a 14 anos.

Nesta semana, o Instituto Butantan divulgou um estudo que comparou dados dos grupos de vacinados e os não vacinados. De acordo com a pesquisa, apesar de algumas pessoas terem sido infectadas após a vacinação, a carga viral nos vacinados foi consideravelmente menor do que em participantes não imunizados, ou seja, a vacina induz resposta imune e diminui a replicação do vírus nas células.

Mais Lidas