MEC divulga regras e vagas do Sisu 2026; inscrições começam em 19 de janeiro

Com 136 instituições participantes, sistema oferecerá 274,8 mil vagas

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou neste domingo (11) as informações detalhadas sobre a edição 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No site oficial, os candidatos já podem consultar as regras de ingresso de cada instituição, como nota mínima exigida, critérios das cotas e número de vagas por curso.

As inscrições começam no dia 19 de janeiro e seguem até 23 de janeiro, exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único ao Ensino Superior. Nesta edição, a maior da história em número de instituições, serão ofertadas 274,8 mil vagas em 7.388 cursos, distribuídos entre 136 universidades, institutos federais e centros tecnológicos.

A inscrição é gratuita e permite a escolha de até duas opções de curso.

Pela primeira vez, o Sisu considerará as notas das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025), valendo a média ponderada mais alta. Em caso de empate, prevalecerá a maior nota em uma das disciplinas, conforme critérios de desempate.

Somente poderão participar candidatos com nota maior que zero na redação e que não tenham feito o Enem como treineiros.

Os candidatos não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

O sistema seguirá a política de cotas, com reserva de vagas para candidatos de escolas públicas, baixa renda, pessoas com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas, após a classificação geral.

Mais Lidas