Romero Albuquerque reafirma defesa dos animais contra a tração animal: “não podemos admitir crueldade”

O parlamentar é a principal voz da luta contra as carroças, que influenciou a decisão municipal de proibir a tração animal no Recife O deputado estadual Romero Albuquerque (União) repudia a manifestação pública que está sendo realizada nesta segunda-feira (20) a favor da tração animal e reafirma o compromisso com a defesa dos animais. O […]
Por:

O parlamentar é a principal voz da luta contra as carroças, que influenciou a decisão municipal de proibir a tração animal no Recife

O deputado estadual Romero Albuquerque (União) repudia a manifestação pública que está sendo realizada nesta segunda-feira (20) a favor da tração animal e reafirma o compromisso com a defesa dos animais. O parlamentar é a principal voz da luta contra as carroças em Pernambuco, sendo de sua autoria um projeto de lei de 2019 para redução gradual e proibição da tração animal no estado. “Recife vivenciará um marco histórico, atuando em defesa dos animais, que é uma pauta constitucional prevista no artigo 225, mas ao mesmo tempo dando soluções para os carroceiros conseguirem se adaptar a essa nova realidade, sem deixá-los desamparados. Isso está sendo feito com responsabilidade ambiental e também social”.

O fim definitivo das carroças no Recife está previsto para o dia 31 de janeiro. O programa de transição está oferecendo aos carroceiros indenização, qualificação profissional (cursos em mais de 60 áreas), encaminhamento para o mercado de trabalho (como vagas na limpeza urbana) e crédito para bicicletas elétricas. “As soluções estão sendo dadas pelo município. Os carroceiros puderam fazer agendamento para usufruir dos benefícios e muitos se juntaram a nós nessa causa, mostrando sensibilidade e reconhecimento de que a mudança será positiva”, diz Romero.

Romero comemora a vitória no Recife mas afirma que seguirá lutando para expandir a proibição em todo o estado. “Nós estamos falando sobre isso desde 2019, quando apresentamos o projeto de lei º 134/2019. O nosso projeto prevê que municípios com mais de 50 mil habitantes devem reduzir gradativamente a condução de animais com cargas. Lá, já estava previsto instrumentos como capacitação e inserção profissional. Estávamos pensando não só nos animais, mas nos trabalhadores. Recife está dando um grande exemplo para Pernambuco”, afirmou.

Mais Lidas