A Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional apontou crescimento de 0,9% da indústria geral em Pernambuco na comparação com outubro, já com ajuste sazonal. Em relação a novembro de 2024, o avanço foi de 0,8%. Apesar do desempenho positivo no mês, o setor acumula queda de 4,4% entre janeiro e novembro, além de recuo de 3,2% no acumulado dos últimos 12 meses. No Nordeste, o crescimento frente a outubro foi mais modesto, de 0,1%.
Entre os segmentos industriais, os principais destaques no resultado mensal foram a fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com alta de 17,9%, e a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias, que cresceu 6,1%. No acumulado do ano, a indústria automotiva lidera os avanços, com crescimento de 7,1%, seguida pelo setor de celulose, papel e produtos de papel, que registra aumento de 2,4%.
Mesmo com quedas expressivas em algumas atividades, como a fabricação de outros equipamentos de transporte (exceto veículos automotores), os resultados positivos evidenciam o papel de destaque da indústria automobilística no estado. No acumulado dos últimos 12 meses, esse segmento soma alta de 8,7%, enquanto a fabricação de máquinas e materiais elétricos alcança 6%. A PIM Regional, divulgada mensalmente, acompanha o desempenho da indústria em 17 estados e no Nordeste, e a próxima atualização está prevista para 10 de fevereiro.


