Polícia Civil executa operação de combate ao crime organizado na RMR e em Fernando de Noronha

Ao todo, cinco suspeitos foram presos

Uma organização criminosa suspeita de envolvimento em homicídios, tráfico de drogas, roubos de carga e comércio ilegal de armas em Pernambuco foi alvo da Operação Pacto de Sangue, realizada pela Polícia Civil. A ação resultou na prisão de cinco pessoas: três homens no Grande Recife e um casal em Fernando de Noronha. Um sexto suspeito segue foragido e está sendo procurado pelas forças policiais. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de prisão e seis de busca e apreensão, expedidos pela Primeira Vara do Tribunal do Júri da Capital. Durante a operação, a polícia apreendeu um malote contendo cerca de R$ 20 mil em dinheiro, além de cartões de crédito, armas e munições. Os materiais recolhidos e os detidos na Região Metropolitana foram encaminhados ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

Além da capital e de Fernando de Noronha, a operação ocorreu nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e São José da Coroa Grande, na Zona da Mata. No Recife, os mandados foram cumpridos em bairros como Totó e Coqueiral, ambos localizados na Zona Oeste da cidade.

As investigações contra o grupo criminoso tiveram início em 2024, após o assassinato de Marlon Alexandre Neto de Araújo, executado com mais de 30 disparos dentro de um restaurante no Recife, na noite de 27 de agosto. De acordo com a apuração, a Operação Pacto de Sangue também representa uma resposta da Polícia Civil à atuação de facções criminosas em São José da Coroa Grande. A ação contou com a participação de cerca de 60 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães.

Os trabalhos investigativos contaram com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (Dintel), além da colaboração operacional da Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.

Mais Lidas