Manifestantes se concentram no Parque 13 de Maio em protesto contra aumento da tarifa do transporte público no Recife

Diversos grupos e movimentos sociais realizam, na manhã desta quinta-feira (15), uma manifestação no Centro do Recife contra o reajuste das tarifas de transporte público na Região Metropolitana. Os manifestantes se concentram no Parque 13 de Maio e devem seguir em caminhada pelas ruas centrais da cidade. O ato, além de questionar o aumento das […]

Diversos grupos e movimentos sociais realizam, na manhã desta quinta-feira (15), uma manifestação no Centro do Recife contra o reajuste das tarifas de transporte público na Região Metropolitana. Os manifestantes se concentram no Parque 13 de Maio e devem seguir em caminhada pelas ruas centrais da cidade.

O ato, além de questionar o aumento das passagens de ônibus, também repudia a privatização do metrô e reivindica a implementação da tarifa zero. A mobilização ocorre no mesmo dia em que o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) se reúne para votar o novo valor da passagem de ônibus no Grande Recife.

Segundo o Grande Recife Consórcio, a proposta do Executivo estadual é que o reajuste leve em conta somente a inflação, com base no acumulado do IPCA entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, resultando em um possível aumento de 4,5%.

O CSTM é formado por representantes do poder público, sociedade civil, sindicatos e empresas de transporte. Na maioria das vezes, a proposta do governo é aprovada pelo conselho.

O último reajuste ocorreu em 2025, quando o valor do Bilhete Único, que unificou os anéis A e B, passou de R$4,10 para R$ 4,30. A tarifa é a mais utilizada pelos usuários do sistema de transporte público na região.

Mais Lidas