Dois estudantes do Recife atingem pontuação máxima na redação do Enem 2025

Jovens compartilham rotinas diferentes de estudos

Pelo menos dois dos estudantes que alcançaram a nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são de Pernambuco e residem no Recife. Caio Silva Braga, de 18 anos, e Wellington Ribeiro, de 19, obtiveram mil pontos e relataram como foi a rotina de preparação e a surpresa ao conferirem o resultado.

Em 2025, o tema proposto para a redação do Enem foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Para os dois jovens, o assunto foi recebido de forma positiva, por permitir diferentes caminhos de desenvolvimento do texto. Wellington Ribeiro avaliou que o tema deste ano foi mais acessível do que os das edições anteriores, que trataram de questões como os desafios da valorização da herança africana, a invisibilidade do trabalho de cuidado desempenhado por mulheres e o reconhecimento de comunidades e povos tradicionais.

Apesar de terem alcançado a mesma pontuação, Caio e Wellington seguiram trajetórias distintas e adotaram métodos de estudo diferentes, mostrando que não existe uma fórmula única para obter um bom desempenho na redação do Enem. Aos 18 anos, Caio Braga já cursa o terceiro período de Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ele também atua orientando estudantes nas áreas de matemática e linguagens, além de lecionar uma disciplina eletiva na escola onde estudou desde o 9º ano.

Sem planos de mudar de área ou iniciar uma nova graduação, Caio afirmou que não seguiu um cronograma rígido de estudos em 2025. Segundo ele, a decisão de fazer o Enem teve como objetivo dar visibilidade ao próprio trabalho e acompanhar as tendências da prova, já que pretende continuar atuando com mentorias. Formado no ensino médio em 2024 e na universidade desde o início de 2025, o estudante acredita que a ausência da pressão para ingressar no ensino superior contribuiu para uma escrita mais tranquila no dia da prova.

Para Caio, um bom desempenho exige estudo aprofundado, equilíbrio emocional e uma rotina saudável, que inclua momentos de descanso e lazer. Em relação ao tema da redação, ele destacou que o diferencial foi focar verdadeiramente nas perspectivas do envelhecimento, sem limitar o texto apenas aos desafios, como ocorreu em anos anteriores.

Wellington Ribeiro, assim como Caio, concluiu o ensino médio em 2024, mas dedicou todo o ano de 2025 à preparação para o Enem, com o objetivo de conquistar uma vaga no curso de Direito. Durante esse período, investiu em aulas de redação tanto no formato online quanto presencial. No momento da prova, segundo ele, o cuidado redobrado com a gramática foi fundamental para evitar a perda de pontos.

Além do domínio da norma padrão, Wellington ressaltou a importância de um repertório sociocultural consistente para fortalecer o texto. Em sua redação, ele citou um poema da escritora Clarice Lispector. A preparação do estudante também incluiu uma rotina semanal de simulados em todas as áreas do conhecimento. Com o bom resultado, o jovem agora tenta controlar a ansiedade enquanto aguarda a conquista da vaga desejada no curso de Direito.

Mais Lidas