O Porto do Recife recebe no próximo domingo (18), o maior navio da Marinha Brasileira, o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” e a Fragata Defensora, que estarão abertos para visitação do público das 13h às 16h, para aqueles que estiverem inscritos. As vagas são limitadas.
O acesso para visitar os navios será permitido após o preenchimento do formulário disponível no site do Porto do Recife.
As embarcações fazem parte da Operação “Aspirantex 2026”, que acontece entre os dias 10 e 30 deste mês, que envolve, aproximadamente, 2.400 militares, incluindo 253 Aspirantes da Escola Naval, além de 130 alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da Academia da Força Aérea (AFA), em comissão entre os estados do Rio de Janeiro e da Paraíba.
De acordo com a Capitania dos Portos de Pernambuco, a Operação visa desenvolver o adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, e assim colocar em prática os treinamentos de guerra, através de diversos exercícios para a familiarização dos futuros Oficiais da Marinha com a vida no mar.
Sobre as embarcações
O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” (A140), atual Capitânia da Esquadra, foi projetado para as tarefas de Controle de áreas marítimas, projeção de poder sobre terra, pelo mar e ar. É apropriado, também, para missões de caráter humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais, de evacuação de pessoal e em operações de manutenção de paz.
A Fragata Defensora (F-41) é o segundo navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, o primeiro foi a corveta Defensora construída em 1828, ela é capaz de executar tarefas de escolta a comboios e outras unidades, realizando proteção contra ameaças aéreas, de outras embarcações e até mesmo de submarinos.


