O Recife inaugurou a primeira etapa da nova rota de saída do bairro do Ibura, localizado na Zona Sul da capital, no último sábado (17). Com início em 2024, a previsão é que toda a obra seja finalizada ainda no primeiro semestre deste ano.
Com investimento total de R$ 12 milhões, a intervenção inclui serviços de pavimentação, drenagem, macrodrenagem e urbanismo social em áreas públicas. Os recursos são provenientes de convênio com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, além de contrapartida da gestão municipal.
De acordo com a gestão municipal, a nova rota promete melhorar o fluxo do local para os condutores e a comunidade, além da implementação de um novo corredor viário, com 1.100 metros de extensão em sentido único (Ibura–Centro), e oferecer mais uma alternativa de saída do bairro do Ibura, facilitando a conexão com a Avenida Recife e o bairro do Ipsep.
Durante a entrega, o prefeito João Campos e o secretário de Infraestrutura e vice-prefeito, Victor Marques, estiveram presentes.
“Em um futuro próximo, com a entrega da segunda e da terceira etapas, a gente vai viabilizar um novo acesso para o Ibura. Quem vem pela Avenida Recife poderá entrar por aqui, sem precisar passar pela Dom Hélder”, destacou o prefeito João Campos.
Um dos objetivos do planejamento também visa reduzir os episódios de alagamentos, por meio da implantação de um novo sistema de macrodrenagem, com a conformação e o desassoreamento de um canal existente. No entorno, locais para passeios públicos estão em fase de requalificação com rampas de acessibilidade, piso tátil e direcional, além do rebaixamento de meio-fio. Todos estes trechos terão arborização e paisagismo.


