Neste domingo (18), o Senador Humberto Costa (PT) indicou que o PT de Pernambuco deverá manter a aliança junto ao Prefeito do Recife, João Campos (PSB), para as eleições deste ano.
A declaração do parlamentar ocorre após uma semana de divergências internas na legenda sobre a tese de qual palanque seria o do presidente Lula (PT) no estado.
Em entrevista ao Blog do Silvinho, Humberto afirmou que “a tendência hoje é que o PT esteja com João Campos”. Segundo ele, a principal condição do partido para fechar apoio em torno de um nome é o compromisso com a reeleição do presidente da República.
“João Campos é o único dos candidatos que já afirmou que apoiará o presidente Lula em 2026 e esta é a principal condição do PT para fechar apoio em torno de um nome na disputa”, justificou o senador.
A fala de Humberto é uma resposta às movimentações dentro do PT pernambucano. O deputado estadual João Paulo defendeu publicamente a discussão sobre a aproximação com a governadora Raquel Lyra (PSD), sugerindo que Lula poderia ter múltiplos palanques no estado.
Dirigentes do PT mais alinhados com o PSB, como o secretário de habitação do Recife Felipe Cury, afirmam que João Campos é a escolha correta por ter se posicionado pela reeleição de Lula e pela articulação nacional, que deve manter PT e PSB na mesma coligação.


