O pedido de impeachment da governadora Raquel Lyra (PSD), feito pelo deputado estadual Romero Albuquerque (UB), revela várias faces de um mesmo tema.
A primeira delas é o desgaste político que a oposição, da qual o deputado faz parte, tenta impor à governadora, que vai para a reeleição. Mesmo que não prospere, já cumpriu seu papel. É a prova de que o prefeito João Campos (PSB) tem aliados prontos para tudo.
A outra face é como o Governo reage ao tema. A líder na Assembleia Legislativa, deputada Socorro Pimentel, classificou como “cortina de fumaça”. Ou seja, seria uma estratégia para apagar os temas que desgastam a candidatura da Frente Popular.
Em suma, a guerra de narrativas, neste ano eleitoral, está só começando. Como diz o ditado popular: do pescoço para baixo é canela.
SINAL VERDE — O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, teve uma longa conversa com Flávio Bolsonaro para apresentar sua situação com o PL. Segundo informações, ele recebeu sinal verde para escolher a legenda pela qual vai disputar a eleição. O ex-auxiliar de Bolsonaro ainda não bateu o martelo, mas também tem uma conversa bastante avançada com o Podemos.
GESTO DE HUMBERTO — A declaração do senador Humberto Costa (PT) ao prefeito João Campos (PSB) foi entendida no meio político como gesto político e uma tentativa de acabar com rumores de um jogo duplo com a governadora.
FRASE DO DIA: “A governadora utilizou de suas funções e prerrogativas para permitir que os seus interesses pessoais fossem sobrepostos ao rigor da lei e ao interesse público”, disse o deputado Romero Albuquerque, ao justificar o pedido de impeachment.
RÁPIDAS
ENXURRADA DE RECURSOS — O deputado estadual Gustavo Gouveia anunciou mais recursos para Carpina. “Somando tudo, chegaremos a mais de R$ 100 milhões em investimentos”, disse Gouveia.
PSB NACIONAL — O prefeito do Recife, João Campos, foi até Sergipe para uma longa reunião com o presidente estadual do PSB, o vice-governador Zezinho Sobral, e o presidente em Aracaju, Cláudio Mitidieri. João, como presidente nacional, precisa ampliar o partido em todo o país.
PINGA-FOGO: O impeachment avança na Assembleia Legislativa?


