A primeira turma da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) começou, nesta segunda-feira (19), a fase de treinamento prático para uso de armas de fogo. Segundo a Prefeitura, os agentes estarão armados e em atuação nas ruas a partir de março. Até o fim do ano, 250 guardas municipais deverão estar formados e autorizados a portar armamento.
“O armamento será feito de forma gradual e responsável. Já iniciamos a parte teórica e, na próxima semana, começaremos as aulas práticas. As armas e munições já foram adquiridas”, afirmou o prefeito João Campos (PSB), que acompanhou o primeiro dia do curso.
O treinamento, supervisionado por agentes da Polícia Federal, terá 100 horas-aula, com turmas de no máximo 30 integrantes e carga diária de oito horas. A formação contempla conteúdos teóricos e práticos, com foco no uso seguro e técnico de pistolas semiautomáticas.
Até então, o Recife era a única capital do Nordeste com a guarda municipal desarmada. Em Pernambuco, outras corporações já estão autorizadas a atuar com armas de fogo, como as guardas de Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe.


