A tendência de múltiplos palanques para o presidente Lula (PT) em Pernambuco, na sua tentativa de reeleição, foi discutida, nesta terça-feira (20), entre o pré-candidato a governador pelo Psol, Ivan Moraes, e o presidente estadual do PT, deputado Carlos Veras. Ivan garantiu que pedirá voto para Lula, independentemente, da candidatura ao Governo que os petistas apoiarem no Estado.
Ivan destacou “a necessidade de Pernambuco ter um palanque comprometido com um projeto de esquerda, capaz de dialogar com os desafios sociais do Estado, de recuperar um horizonte de transformação e de enfrentar o avanço da extrema direita”.
No plano nacional, o psolista disse que é necessária a união das candidaturas do campo democrático em torno do nome de Lula.
Carlos Veras contou que Ivan Moraes colocou seu nome à disposição e avalia ser muito importante para Lula ter um amplo apoio em Pernambuco. “Coloquei a par que estamos discutindo nacionalmente essas alianças e ele afirmou seu apoio ao presidente”, relatou, acrescentando que o ex-vereador do Recife é muito respeitado na esquerda.
Quando questionado sobre a aliança com o PSB, em apoio à candidatura do prefeito João Campos, o dirigente petista ressaltou ser “um caminho natural, porque temos espaços na Prefeitura do Recife e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, é do PSB”. “Mas estamos conversando nacionalmente, tendo como prioridade a reeleição de Lula”, completou.
No próprio PT há uma ala mais próxima da governadora Raquel Lyra (PSD), que defende uma aliança e aguarda um gesto político por parte dela. Recentemente, o deputado João Paulo defendeu que o senador Humberto Costa concorra à reeleição na chapa de Raquel.
Com informações: Blog do Dantas Barreto


