Coluna da quarta | Planalto cogita ausência de Lula no 1º turno em Pernambuco

Uma fonte do Palácio do Planalto revelou com exclusividade à coluna que o presidente Lula (PT) poderá ficar ausente presencialmente da campanha em Pernambuco no 1º turno. A mesma fonte lembrou que o líder petista fez esse movimento na eleição passada nos estados vizinhos da Paraíba e do Ceará. “Isso não mexe no apoio à […]
Por:

Uma fonte do Palácio do Planalto revelou com exclusividade à coluna que o presidente Lula (PT) poderá ficar ausente presencialmente da campanha em Pernambuco no 1º turno.

A mesma fonte lembrou que o líder petista fez esse movimento na eleição passada nos estados vizinhos da Paraíba e do Ceará. “Isso não mexe no apoio à postulação de João Campos”, reafirmando que o PT ficará com o PSB, como já é esperado pelo alinhamento nacional.

Essa ausência poderá ser entendida de várias formas: Lula confia no eleitorado na campanha dos aliados e prioriza outros estados onde há mais dificuldades. Outra leitura seria um gesto a todas as candidaturas, evitando entrar diretamente na disputa local para buscar a unanimidade tão sonhada.

PESO DO PSB – Essa possível ausência de Lula não diminui o peso que o PSB, liderado por João Campos, exerce nacionalmente entre os partidos da esquerda. Além disso, João vem desempenhando um papel estratégico na formação dos palanques regionais visando a campanha petista.

PSOL COM LULA – Por falar no presidente Lula, o pré-candidato a governador do PSOL, Ivan Moraes, se reuniu recentemente com o presidente do PT de Pernambuco, Carlos Veras, e firmou apoio à reeleição do presidente. Abre, assim, mais um palanque para o petista em seu estado natal.

FRASE DO DIA: “Não se mexe na honra de pessoas honradas”, disse a governadora Raquel Lyra (PSD), após pedido de impeachment.

SUBIU O TOM – A governadora Raquel Lyra, durante evento da Associação Municipalista de Pernambuco, subiu o tom contra a oposição e quis mostrar-se firme diante das pressões sobre o tema envolvendo a empresa do seu pai.

TROCA DE COMANDO – Após a crise envolvendo a empresa Logo Caruaruense, Antônio Carlos Reinaux foi exonerado do cargo de presidente da estatal, a pedido, como traz o Diário Oficial. Assume o posto Yuri Coriolano, que desempenhava o cargo de executivo na Casa Civil.

PINGA-FOGO: Lula levará “doadamente” a campanha em Pernambuco no 1º turno?

Mais Lidas