Após críticas, Administração de Noronha decide retirar painéis de LED instalados na ilha

A Administração de Fernando de Noronha anunciou, na sexta-feira (23), que os quatro painéis de LED recentemente instalados na BR-363 e no Porto de Santo Antônio serão retirados. A decisão veio após uma série de críticas feitas por moradores, turistas e personalidades públicas, que apontaram impacto visual e ambiental negativo. Em nota, a gestão informou […]

A Administração de Fernando de Noronha anunciou, na sexta-feira (23), que os quatro painéis de LED recentemente instalados na BR-363 e no Porto de Santo Antônio serão retirados. A decisão veio após uma série de críticas feitas por moradores, turistas e personalidades públicas, que apontaram impacto visual e ambiental negativo.

Em nota, a gestão informou que a remoção “reflete o respeito às manifestações da população e o empenho conjunto em preservar Fernando de Noronha”. Os painéis foram apresentados como ferramenta para divulgação de informações de utilidade pública, e teriam sido doados e instalados por uma entidade privada.

Nas redes sociais, críticas destacaram o contraste dos painéis com o ambiente natural da ilha e o possível impacto na fauna local. A atriz Yanna Lavigne foi uma das vozes contrárias: “LEDs vão além da poluição visual. Como ficam os animais com esses holofotes onde não existiam?”, questionou.

Veja o que diz a administração de Noronha em nota:

Atendendo ao anseio da população, a Administração de Fernando de Noronha informa que os painéis de LED instalados na ilha serão retirados.

A proposta de instalação teve como objetivo manter moradores e visitantes constantemente informados, por meio da divulgação de conteúdos de utilidade pública. No entanto, a atual gestão reafirma o seu compromisso com a escuta ativa da comunidade e com a construção de decisões pautadas no diálogo e no interesse coletivo.

Dessa forma, a medida reflete o respeito às manifestações da população e o empenho conjunto em preservar Fernando de Noronha como um lugar equilibrado, sustentável e cada vez melhor para se viver, preservar e visitar.

Mais Lidas