Nesta segunda-feira (26), o desembargador Ricardo Paes Barreto presidiu pela última vez uma sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Ele encerra oficialmente o mandato como presidente na próxima segunda-feira (2), quando dará posse ao sucessor Francisco Bandeira de Mello, e assumirá a Corregedoria-Geral da Justiça, o segundo cargo mais importante da corte, para mandato de dois anos.
Durante a sessão, Paes Barreto foi homenageado por sua gestão e destacou o apoio recebido. Ele fez história ao ser o primeiro presidente do TJPE a assumir interinamente a Prefeitura do Recife (em 2024) e o Governo de Pernambuco (em 2023).
Entre os avanços citados por desembargadores estão a implantação da MAIA, ferramenta de inteligência artificial já integrada à Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ) e disponível para o 1º e 2º graus de jurisdição.
Paes Barreto também foi homenageado pelo sucesso do Programa Moradia Legal, que superou 50 mil títulos de propriedade entregues e alcançou 100% dos municípios pernambucanos durante sua gestão.
“Foram dois anos de um trabalho intenso, repleto de desafios. Fico feliz por termos um Tribunal unido e comprometido com a população de Pernambuco”, declarou o desembargador, sob aplausos.


