Uma grande quantidade de livros escolares novos e ainda lacrados, com etiquetas do Governo de Pernambuco, foi encontrada em situação de descarte, na tarde desta quarta-feira (28), em um ponto de reciclagem no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.
O flagrante ocorreu em plena época de volta às aulas, gerando preocupação e indignação entre pais, responsáveis e a comunidade escolar, especialmente diante da carência de recursos didáticos em algumas unidades de ensino.
Procurada pelo portal CNFPE, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) informou que o caso está sob investigação interna e que pretende adotar as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades sobre o descarte indevido do material.
Ainda não há informações sobre quais escolas receberiam os livros ou quem seria o responsável pelo descarte.
Confira a nota da SEE na íntegra:
A Secretaria de Educação do Estado informa que tomou conhecimento da situação e está adotando as medidas necessárias para a devida apuração dos fatos. A SEE reafirma seu compromisso com a gestão responsável dos recursos públicos e a transparência e esclarece que há orientações específicas para o descarte correto de livros e materiais didáticos que não estão mais em uso nas unidades de ensino (como os que foram encontrados próximos à Escola Estadual José Glicério, que são de 2021), assegurando que o processo ocorra de forma responsável e sustentável.


