A Polícia Civil de Pernambuco prendeu, no Recife, um homem suspeito de comandar um esquema de estelionato por meio de falsos consórcios imobiliários. A prisão foi realizada após a conclusão de 16 inquéritos policiais, que confirmaram a atuação do investigado, com foco em vítimas de baixa renda. A ação foi detalhada em entrevista coletiva nesta quarta-feira (28) pelo delegado José Custódio, titular da Delegacia de Boa Vista.
De acordo com o delegado, o homem explorava o sonho da casa própria, oferecendo falsas promessas de contemplação imediata em consórcios. Para atrair as vítimas, ele utilizava anúncios em plataformas digitais, com ofertas tentadoras de consórcios rápidos e liberação facilitada de crédito.
Após o contato inicial, os interessados eram direcionados a um escritório físico, onde assinavam contratos e pagavam uma entrada, com a justificativa de que o valor aumentaria suas chances de contemplação. A estrutura montada simulava legalidade, com contratos assinados e promessas de contato por “empresas parceiras”. No entanto, nada era cumprido.
“Ele simulava um processo regular, mas após o pagamento, os clientes não recebiam o crédito prometido e perdiam o contato com o suposto representante”, disse José Custódio.
O delegado informou ainda que o suspeito alegava vínculos com empresas de consórcio reconhecidas, mas todas negaram qualquer relação com o investigado, após ofícios enviados pela polícia.
O homem está preso e à disposição da Justiça. As investigações continuam para localizar novas vítimas e possíveis cúmplices do esquema.


