No tabuleiro da eleição pernambucana, que começa a ser armado, uma resposta poderá ser decisiva nesta fase de articulação e organização dos palanques: com quem ficará a federação União Progressista?
Há poucos dias, o ex-prefeito de Petrolina e presidente do União Brasil, Miguel Coelho, esteve com o prefeito do Recife e eventual pré-candidato a governador, João Campos (PSB). Eles reafirmaram apoio mútuo, e uma foto foi postada nas redes sociais como sinal de alinhamento. Mesmo sem nenhuma definição, Miguel sonha em levar a federação para João e ser um dos senadores da chapa.
Do outro lado, está o presidente da federação em Pernambuco, Eduardo da Fonte (PP), que mantém relação de aliado com a governadora Raquel Lyra (PSD), tem peso nos espaços do governo, trabalha também para ser senador da chapa e conta com maioria na executiva.
No plano nacional, Antônio Rueda já sinalizou para João Campos, mas não poderá decidir sozinho. Terá de compartilhar o poder com Ciro Nogueira, aliado de anos do deputado Eduardo da Fonte. O fato é que está em jogo não só uma vaga na chapa e uma candidatura ao Senado, mas também a força política de comandar a maior federação, com robusto tempo de rádio e TV e muitos recursos.
REUNIÃO MARCADA – Segundo fonte, um novo encontro de João Campos com Rueda foi marcado para a próxima semana, em Brasília. O que chamou a atenção é que corre nos bastidores a informação de que o deputado Eduardo da Fonte poderá ser convidado.
A ESPERA DA NACIONAL – Como já era esperado, os petistas pernambucanos mantiveram a tradição e vão aguardar um sinal da nacional e do presidente Lula para saber como vão se comportar em Pernambuco. Após muita confusão, definiram que querem ouvir o que a presidência nacional vai deliberar.
FRASE DO DIA: “Vivemos um momento de ataque ao estado democrático de Direito. É melhor governar ao lado do presidente Lula, independentemente da coligação formal onde o PT estará”, disse o deputado Carlos Veras, presidente estadual da legenda.
RÁPIDAS
FEDERAÇÃO TEM A VAGA – Aliados do prefeito João Campos já sabem que, se a federação União Progressista ficar com ele, terá a segunda vaga, pois a primeira é do senador Humberto Costa (PT).
AGENDA CONJUNTA – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e a governadora Raquel Lyra cumprem agenda conjunta nesta sexta-feira, com entregas e anúncios nas áreas portuárias. Pela manhã, entregam a dragagem do canal interno de Suape; à tarde, assinam o contrato da dragagem do Porto do Recife.
PINGA FOGO: Quem vai vencer essa disputa pela federação União Progressista: João Campos ou Raquel Lyra?


