Sport e Santa Cruz entram em campo neste sábado, na Ilha do Retiro, para o primeiro Clássico das Multidões de 2026. A partida, que fecha a fase inicial do Campeonato Pernambucano, tem início marcado para às 16h30. O Futebol Globo CBN (105.7 FM) fará a transmissão para todo o Estado. Como mandante, o Leão deve contar com grande presença de público, já que mais de 20 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para a torcida rubro-negra.
A equipe comandada por Roger Silva tenta se recuperar após o empate diante do Maguary, em Bonito, na rodada anterior. O Sport ocupa atualmente a segunda colocação, com 11 pontos. Do outro lado, o Santa Cruz, que segue sem treinador efetivo, será novamente dirigido pelo auxiliar técnico Fábio Cortez, mantido no cargo após a goleada por 6 a 0 sobre o Jaguar. Apesar do bom momento, o Tricolor não vence o rival na Ilha do Retiro há seis anos.
Com posições próximas na tabela, Sport (2º) e Santa Cruz (4º) disputam diretamente uma vaga automática na semifinal do Estadual e também na Copa do Brasil de 2027, o que aumenta ainda mais a importância do clássico, que contará com o auxílio do árbitro de vídeo (VAR). Com reforços recém-integrados ao elenco ganhando mais espaço, existe a possibilidade de Roger Silva promover mudanças no time titular. O meia Carlos de Pena, que entrou durante a partida contra o Maguary, pode começar jogando.
Já o zagueiro Marcelo Benevenuto, que voltou a treinar com o grupo, tende a iniciar a partida no banco de reservas, já que sua última atuação foi em agosto do ano passado. Pelo lado do Santa Cruz, alterações também são esperadas. O zagueiro Matheus Vinícius retorna após cumprir suspensão, enquanto Renato, que ficou fora do último jogo por lesão muscular, ainda é dúvida.
Com isso, há a possibilidade de o Santa Cruz voltar a utilizar o esquema com três defensores, adotado no confronto contra o Náutico, o que pode resultar na saída do meia William Jr. da equipe titular.
A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) preparou um esquema de segurança com 974 agentes – que atuarão no controle da ordem na Ilha do Retiro.


