Estado e Governo Federal autorizam dragagem do Porto do Recife; investimento será de R$ 100 milhões

Conclusão da intervenção está prevista para março de 2027

Com foco no fortalecimento da economia portuária de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, formalizaram a assinatura do contrato que autoriza a obra de dragagem para readequação da infraestrutura aquaviária do Porto do Recife. O projeto contará com investimento de R$ 100 milhões em recursos federais e deve ampliar de maneira expressiva a capacidade operacional do porto, viabilizando a atracação de embarcações de maior porte e contribuindo para o avanço da logística, do setor produtivo e do turismo marítimo no Estado. A vice-governadora Priscila Krause participou do ato.

Com conclusão prevista para março de 2027, a intervenção é considerada estratégica para o aumento da movimentação de cargas e passageiros, além da geração de empregos diretos e indiretos e do estímulo ao turismo marítimo, com destaque para o segmento de cruzeiros.

A obra de dragagem abrangerá os canais interno e externo do porto, aprofundando o acesso e os berços de atracação, o que permitirá calados de até 12 metros e a operação de navios de maior dimensão.

Mais Lidas