Por Lucas Arruda
Agora sim, oficialmente, 2026 começa para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e para Câmara Municipal do Recife. Sem muito “feliz ano novo”, sem muito espaço para “leriado”, como diz o matuto. Na Alepe, segundo apuração do Blog com o presidente Álvaro Porto (PSDB), a Procuradoria da Casa já será acionada para emitir um parecer técnico sobre o pedido de impeachment contra Raquel Lyra (PSD). Que, diga-se de passagem, deverá estar presente na abertura do ano legislativo nesta segunda (2), como rege a boa política.
Já na Casa de José Mariano, o pedido para abertura de impeachment contra João Campos (PSB) será lido por Romerinho Jatobá (PSB), presidente, na terça-feira (3), durante a primeira sessão ordinária. É bem verdade que, em ambos os casos, a coisa não deve andar, mas ajuda a aumentar a tensão em um ano eleitoral que já começou atribulado.
E, caro leitor, lembre-se que, sobretudo, este é um ano eleitoral. Conflitos que possam atrapalhar os projetos políticos ficam em segundo plano – principalmente na Alepe, onde os mandatos chegam ao fim em 31 de dezembro. É preciso correr contra o tempo, se fazer presente nas bases para marcar território e conquistar votos em outras.
Por isso, a abertura do ano legislativo na Alepe e na Câmara do Recife pode até reforçar o tom que será adotado nos próximos meses pelos parlamentares. Mas 2026 começou antes mesmo de 2025.
NÃO PRECISAVA – Depois de tudo que envolveu a Caruaruense, somado ao início de semana com denúncia de espionagem pela Polícia Civil contra secretário do Recife, a última coisa que o governo estadual precisava era do vazamento de declarações racistas e misóginas do agora ex-presidente da EPTI, Yuri Coriolano. Só atrapalha o caminho.
POSSE – Toma posse nesta segunda-feira (2), às 16h, a nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Palácio da Justiça. Depois da gestão de Ricardo Paes Barreto marcada por simplicidade na comunicação e busca por desburocratizar processos, o desembargador Francisco Bandeira de Mello assume a presidência da Corte com a expectativa de imprimir sua marca e tornar o TJPE ainda mais acessível.
FRASE DA SEMANA: “As providências já foram tomadas, o cargo foi entregue e esse assunto está encerrado”, disse Raquel Lyra sobre a demissão de Yuri Coriolano da EPTI.
RÁPIDAS
VEM PESQUISA AÍ – O instituto Datafolha vai às ruas a partir desta segunda (2) para medir a intenção de voto do pernambucano para o governo estadual e Senado. Os dados serão divulgados na quinta (5) pela CBN Recife e CBN Caruaru, veículos do Grupo Asa Branca.
PROJETO – Chamam atenção os passos do pré-candidato a deputado federal pelo PSOL-PE, Jones Manoel. O pernambucano recebeu apoio da deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), quadro importante do partido, mostrando que está longe de ser um outsider.
DEMORA? – Simone Tebet, Marina Silva, Rui Costa, Gleisi Hoffmann, Silvio Costa Filho. Ministros que vão deixar o governo para disputar uma vaga ao Senado. Mas se o Senado é o projeto mais claro da direita desde 2022, talvez Lula esteja demorando.
BOLA FORA – O desgaste enfrentado pela Polícia Civil com a denúncia de espionagem contra secretário do Recife.
BOLA DENTRO – A rápida ação do governo estadual quanto ao ex-presidente da EPTI, Yuri Coriolano.
PINGA-FOGO: Como Raquel Lyra será recebida na Alepe durante a abertura do ano legislativo?


