O município de São Bento do Una, no Agreste pernambucano, está mais próximo de uma nova realidade no abastecimento de água com o avanço das obras do trecho da Adutora do Agreste destinado à cidade e da nova Estação de Tratamento de Água de ultrafiltração. O investimento total é de R$ 79 milhões e deve beneficiar cerca de 50 mil moradores.
As obras foram vistoriadas nesta segunda-feira (25) pelo presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, acompanhado por diretores da companhia. A visita aconteceu no trecho onde está sendo executada a travessia da adutora sobre o Rio Ipojuca.
O projeto contempla a implantação de 22,4 quilômetros da Adutora do Agreste entre os municípios de Belo Jardim e São Bento do Una, além da construção de uma estação de tratamento com capacidade de 100 litros por segundo.
Atualmente, São Bento do Una enfrenta um dos cenários mais críticos de abastecimento da região, com um calendário de distribuição que garante apenas dois dias com água para 28 dias sem fornecimento.
Com a conclusão das obras, prevista para o próximo mês, a expectativa é garantir abastecimento diário para cerca de 50% da área urbana do município, além de ampliar a oferta de água para localidades como a Vila Espírito Santo.
Segundo o presidente da Compesa, a iniciativa representa uma mudança estrutural para a cidade.
“Esta é uma obra estruturadora que vai transformar a realidade do abastecimento em São Bento do Una. Estamos ampliando a capacidade de oferta de água e criando condições para garantir mais regularidade no sistema, levando mais segurança hídrica e desenvolvimento para a população”, destacou Douglas Nóbrega.


