A Assembleia Legislativa de Pernambuco, por meio da Escola do Legislativo, retoma a partir do próximo mês o programa Formação para Todos. Em 2026, o Recife será a primeira cidade contemplada com cursos gratuitos nas áreas de beleza e gastronomia. A iniciativa é realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.
As aulas acontecerão entre os dias 1º e 5 de junho, em carretas adaptadas instaladas na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, nº 5841, no bairro de Casa Amarela.
Na área de beleza, os participantes poderão realizar cursos de corte masculino com máquina e corte feminino. Já na gastronomia, as capacitações serão voltadas ao preparo de bolos, tortas, doces e salgados finos.
Os cursos de corte masculino e doces e salgados finos serão realizados pela manhã, das 8h às 11h. Já as aulas de corte feminino e preparo de bolos e tortas ocorrerão no turno da tarde, das 14h às 17h.
Segundo a Alepe, o programa busca ampliar oportunidades de qualificação profissional, estimular o empreendedorismo e contribuir para geração de emprego, renda e inclusão social em Pernambuco.
O presidente da Alepe, Álvaro Porto, destacou a importância da iniciativa como ferramenta de formação e incentivo a novos talentos. Já o primeiro-secretário da Casa, Francismar Pontes, ressaltou o caráter itinerante do programa, que facilita o acesso da população às capacitações.
De acordo com o superintendente da Escola do Legislativo, Alberes Lopes, o projeto une qualificação profissional e incentivo ao empreendedorismo, despertando nos participantes o interesse em abrir o próprio negócio.
A estrutura utilizada pelo Senac conta com carretas adaptadas, containers climatizados e laboratórios móveis, onde as aulas serão ministradas por professores da instituição.
Inscrições pelos seguintes links:
Doces e Salgados – bit.ly/3RmVtuV
Bolos e Tortas – bit.ly/4nIQDUY
Corte Masculino – bit.ly/4dnBOUh
Corte Feminino – bit.ly/4urHt1N


