O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa promoveu, nesta quinta-feira (28), uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco em homenagem ao Programa de Transplante Cardíaco do PROCAPE/UPE, primeiro programa 100% gratuito pelo SUS em Pernambuco.
A cerimônia reuniu representantes da área médica, acadêmica e pacientes transplantados. Compuseram a mesa de honra a reitora da Universidade de Pernambuco, Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti, o diretor executivo do PROCAPE, Ricardo de Carvalho Lima, o coordenador médico Pedro Augusto Cazé da Silva, o cirurgião cardiovascular Frederico Browne, a vice-diretora Irmã Lucimar e Victor Borba.
Durante o discurso, Feitosa destacou o trabalho realizado pelos mais de 166 profissionais envolvidos no programa. “Quando uma equipe médica torna possível um transplante cardíaco, ela não está apenas realizando um procedimento. Está devolvendo aniversários, abraços, sonhos e futuros”, afirmou o parlamentar.
O deputado também prestou homenagem ao cardiologista Ênio Souza Cantarelli, responsável pela criação do hospital cardiológico, hoje considerado o maior do Norte e Nordeste na especialidade.
A solenidade homenageou ainda os transplantados Lucas, Fábio e Gilderlei, que participaram do evento representando pacientes beneficiados pelo programa.
Durante a sessão, Feitosa reforçou a importância da doação de órgãos e destacou que o gesto pode salvar até oito vidas. O parlamentar também lembrou que é autor da lei que determina a destinação de 50% das emendas parlamentares estaduais para a área da saúde em Pernambuco.
“O PROCAPE escreveu, com competência, dedicação e humanidade, uma das páginas mais bonitas da história da saúde pública do nosso estado. Pernambuco se levanta para aplaudir cada profissional que escolheu dedicar sua vida a manter outras vidas pulsando”, concluiu o deputado.


