O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou o trânsito em julgado do processo que trata da tentativa de golpe de Estado envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) e o ex-ministro Anderson Torres. Com essa etapa concluída, o ministro Alexandre de Moraes deverá determinar o início do cumprimento das penas. A partir disso, serão definidos também os locais onde cada condenado deverá cumprir a sentença.
Bolsonaro recebeu pena de 27 anos e três meses de prisão, em regime inicialmente fechado. A defesa pretende solicitar novamente a conversão da pena para prisão domiciliar, alegando idade avançada e problemas de saúde.
Alexandre Ramagem foi sentenciado a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão, também em regime fechado, por sua participação no suposto plano de golpe no contexto das eleições de 2022.
Já Anderson Torres, condenado a 24 anos de prisão em regime inicial fechado, segundo o STF, teve atuação direta na tentativa de manter Bolsonaro no poder. Ele teria prestado apoio jurídico para decretos de exceção, influenciado o uso das forças de segurança e colaborado na divulgação de informações falsas contra o sistema eleitoral.


