O Governo de Pernambuco publicou o Edital de Chamamento Público nº 16/2025 – Manifestações Tradicionais Carnavalescas das Culturas Populares de Pernambuco, com o objetivo de reconhecer e valorizar agremiações, grupos e coletivos que preservam, difundem e mantêm vivas as tradições do Carnaval do estado. A iniciativa integra o Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB) em Pernambuco e tem como foco premiar agentes culturais cuja atuação seja fundamental para manter vivo o patrimônio cultural imaterial.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 3 a 9 de dezembro, realizadas por meio da plataforma Mapa Cultural de Pernambuco. Podem participar pessoas físicas, grupos e coletivos sem constituição jurídica, além de pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos. Cada participante pode competir em apenas uma categoria.
O edital prevê a seleção de 100 propostas, cada uma contemplada com premiação de R$ 20 mil, distribuídas em cinco categorias que abrangem expressões fundamentais do ciclo carnavalesco do estado:
(I) Maracatus Nação, Afoxés e Blocos Afros;
(II) Bois, ursos e Similares;
(III) Blocos de frevo (líricos, ruas e troças), Clube de bonecos e Bonecos gigantes;
(IV) Maracatus de Baque Solto, Bloco Rural e Cambindas;
(V) Escolas de Sambas, Caboclinhos, Tribos de Índios e outras manifestações tradicionais das culturas carnavalescas de Pernambuco.
Entende-se por “outras manifestações tradicionais das culturas carnavalescas” as expressões singulares e regionais do ciclo carnavalesco de Pernambuco que possuam reconhecida relevância histórica e cultural, e que se dedicam à manutenção de seus ritos, indumentárias, músicas ou coreografias específicas, a exemplo de Caiporas, Caretas, Papangus e Clóvis.
Dúvidas, esclarecimentos e informações sobre o edital poderão ser encaminhadas para o e-mail [pnabpe2@secult.pe.gov.br](mailto:pnabpe2@secult.pe.gov.br). Em relação ao Mapa Cultural de Pernambuco, o contato pode ser feito pelo e-mail [contato.mapacultural@secult.pe.gov.br](mailto:contato.mapacultural@secult.pe.gov.br). Em ambos os casos, o WhatsApp oficial da Secult-PE – (81) 3184-3018 – também está disponível, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


