ESTUDO REVELA QUE MAIS BRASILEIROS ESTÃO EVITANDO FALAR SOBRE POLÍTICA NO WHATSAPP

A pesquisa ouviu 3.113 pessoas de todo o Brasil, entre novembro e dezembro de 2024.

Um estudo apontou que o compartilhamento de notícias e opiniões políticas diminuiu nos grupos de família, amigos e trabalho no WhatsApp entre 2021 e 2024. Nomeado de “Os Vetores da Comunicação Política em Aplicativos de Mensagens”, realizado pelo InternetLab e pela Rede Conhecimento Social, mostrou que da maioria dos usuários que participam de grupos de família (54%), amigos (53%) e trabalho (38%), apenas 6% estão em grupos de debate político, número menor que em 2020.

A presença de conteúdos sobre política nesses grupos caiu significativamente: nos grupos de família, de 34% para 27%; nos de amigos, de 38% para 24%; e nos de trabalho, de 16% para 11%. O estudo aponta que esse recuo está ligado ao receio de conflitos. Mais da metade dos entrevistados (56%) afirmou ter medo de expressar opiniões políticas devido ao ambiente agressivo, percepção compartilhada por pessoas de esquerda, centro e direita.

Como resultado, muitos usuários adotam estratégias de autocensura: 52% dizem se policiar mais ao falar nos grupos e 50% evitam discutir política em grupos familiares para prevenir brigas. A pesquisa ouviu 3.113 pessoas de todo o Brasil, entre novembro e dezembro de 2024.

Mais Lidas