Portos do Nordeste registram movimentação de 7,7 milhões de toneladas em outubro

No total, foi rergistrada uma alta de 4,05% em relação ao ano passado

O Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor) informou, com base em dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que os portos da região Nordeste registraram uma movimentação de 7,7 milhões de toneladas no mês de outubro, com alta de 4,05% em comparação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a pasta, o resultado foi influenciado pelo desempenho dos granéis sólidos que, com 3,6 milhões de toneladas movimentadas, cresceu 8,72% em relação ao ano anterior.

Segundo o levantamento, no caso das cargas concretizadas, o incremento foi de 2,13%, e o volume atingiu 1,1 milhão de toneladas, enquanto na carga geral a movimentação alcançou 269 mil toneladas, com aumento de 2,24%. Já nos granéis líquidos, o movimento de 2,7 milhões de toneladas representou queda de 0,63%.

O Porto de Suape, em Pernambuco, ficou em segundo lugar na movimentação de cargas na região em outubro de 2025 com 2,2 milhões de toneladas, ficando atrás apenas do Porto de Iaqui, no Maranhão.

Em relação ao tipo de mercadoria, o maior movimento foi de petróleo e derivados sem óleo bruto, com 1,7 milhão de toneladas, enquanto a movimentação de soja chegou a 1,3 milhão de toneladas, a de contêineres, a 1,1 milhão de toneladas, a de adubos foi de 610 mil toneladas e de petróleo e derivados com óleo bruto, de 502 mil toneladas.

O levantamento também revelou que o maior volume movimentado foi em navios de longo curso, com 5,1 milhões de toneladas e alta de 5,10%, enquanto na cabotagem o total foi de 1,8 milhão de toneladas, com queda de 0,41%. Na navegação interior, a movimentação chegou a 94 mil toneladas, com alta de 178,58%.

Mais Lidas