Natal e Réveillon alteram funcionamento dos serviços públicos no Recife; veja o que abre e fecha

Prefeitura decreta ponto facultativo em datas estratégicas do fim de ano e divulga esquema especial de atendimento, além de programação cultural com Baile do Menino Deus e Virada Recife 2026

Na reta final de 2025, o Recife terá mudanças no funcionamento de serviços públicos municipais em razão do ponto facultativo decretado para os dias 24, 26 e 31 de dezembro e 2 de janeiro. A medida coincide com uma intensa programação cultural preparada pela Prefeitura para o Natal e o Réveillon, que inclui o tradicional Baile do Menino Deus, no Marco Zero, e a Virada Recife 2026, com grandes shows na orla do Pina e polos descentralizados no Morro da Conceição, Ibura e Lagoa do Araçá.

O edifício-sede da Prefeitura estará fechado nos dias de ponto facultativo e feriados, retomando o expediente apenas nos dias 29 e 30 de dezembro e a partir de 5 de janeiro. Na área cultural, equipamentos como o Paço do Frevo e o Museu da Cidade do Recife terão pausas no funcionamento nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, enquanto os principais eventos de fim de ano movimentam a cidade com apresentações a partir das 19h. A Virada Recife contará com atrações nacionais e locais distribuídas entre os dias 27, 28 e 31 de dezembro, reunindo milhares de pessoas.

Na saúde, a Prefeitura montou um esquema para garantir atendimento à população durante o Natal e o Ano Novo. Policlínicas, maternidades e hospitais de referência funcionarão 24 horas, além de plantões em unidades específicas, como o Hospital da Mulher do Recife. Centros de vacinação em shoppings terão horários diferenciados, com oferta de imunizantes contra Covid-19 e Influenza, e ações de prevenção a ISTs também estão programadas em unidades de saúde nos dias 27 de dezembro e 3 de janeiro.

Outros setores também terão funcionamento adaptado. Serviços essenciais da Assistência Social, como restaurantes populares, abrigos e atendimento à população em situação de rua, seguem operando normalmente, enquanto CRAS, CREAS e demais equipamentos administrativos estarão fechados nas datas de ponto facultativo. Mercados públicos e feiras livres funcionarão com horários reduzidos em alguns dias, academias municipais terão expediente parcial, e órgãos como Procon, Ouvidoria, Procuradoria e Salas de Empreendedorismo retomam o atendimento regular apenas após o dia 5 de janeiro.

Mais Lidas