A Ponte 12 de Setembro, mais conhecida como Ponte Giratória, será reaberta nesta terça-feira (23), segundo informou a Prefeitura do Recife. O equipamento, que liga os bairros de São José e Bairro do Recife, estava em obras desde 2022 e havia sido interditado em 2023 para intervenções emergenciais.
Inicialmente, o prazo de conclusão das obras era de quatro meses, com custo estimado em R$9,4 milhões. No entanto, durante a execução dos trabalhos, foram identificados problemas estruturais graves, o que elevou o custo total para R$ 14,3 milhões.
Com 195,25 metros de extensão, a ponte é composta por cinco vãos — três centrais (com 41,45m, 43,35m e 41,45m) e dois vãos de 34m nas extremidades. A estrutura possui tabuleiro único, com seção transversal tipo caixão ao longo de toda a sua extensão, além de transversinas e altura variável em cada apoio.
Transversalmente, a ponte tem 22 metros de largura, incluindo passeios para pedestres de 3m no lado norte e 2m no lado sul, duas faixas de rolamento com cerca de 4m cada e guarda-rodas de 0,23m. A reabertura promete melhorar o fluxo viário e a mobilidade no centro da capital.


