Recife amplia cadastro de carroceiros com atendimento itinerante até 31 de janeiro

Condutores de veículos de tração animal ainda podem se cadastrar para receber indenização e apoio profissional na transição para novas atividades

A Prefeitura do Recife iniciou uma nova etapa do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal com foco em alcançar carroceiros que ainda não participaram do censo. Desta vez, o cadastramento será realizado de forma itinerante, mediante agendamento prévio, com atendimento disponível até o dia 31 de janeiro de 2026, data limite para o uso da tração animal na capital pernambucana.

Os interessados devem agendar o atendimento com o Gabinete de Proteção e Defesa dos Animais pelos telefones (81) 3385-1670 ou WhatsApp (81) 99215-1666. Para o cadastro, é necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência com CEP do Recife. O animal será chipado e a carroça identificada com um adesivo impermeável.,

Os condutores que cumprirem os critérios do programa poderão receber indenização de R$1,2 mil por cada animal e carroça entregues voluntariamente, além de acesso a bicicletas elétricas, vagas de emprego e cursos de qualificação profissional. Ao todo, mais de 60 cursos estão disponíveis, incluindo eletricista, mecânico de ar-condicionado e cabeleireiro.

Esta é a terceira rodada do cadastramento, que já teve etapas em junho e dezembro. Em novembro, seis carroceiros foram indenizados, com mais de R$ 13 mil pagos. O programa visa garantir uma transição digna e sustentável para os profissionais e suas famílias.

Mais Lidas