As obras de duplicação da Ladeira da Cohab, principal ligação entre o Ibura de Cima e a BR-101, avançaram para uma nova etapa com o início da concretagem das placas de concreto. Executada pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), a intervenção recebe investimento de cerca de R$ 11 milhões e beneficia uma via por onde circulam, em média, 21 mil veículos e cerca de 56 mil usuários de transporte público por dia. Nesta fase, estão sendo utilizados 75 metros cúbicos de concreto, transportados por nove caminhões betoneira.
Atualmente, os serviços se concentram na recuperação das placas de concreto no trecho entre a Avenida Dois Rios e a subida da ladeira, que está interditado e receberá novo pavimento no lado direito da duplicação. Paralelamente, seguem os trabalhos de terraplenagem em áreas que ainda preparam a base para o pavimento em concreto, tanto na parte inferior quanto na parte superior da via. A obra também inclui um novo acesso pela BR-101, que funcionará como entrada para o futuro Parque Municipal do Ibura, reforçando a integração viária da região.
A intervenção contempla ainda ações estruturais de proteção de encostas, com a construção de três muros de arrimo, aplicação de solo grampeado verde, telas argamassadas e instalação de mais de mil metros de grampos para garantir a estabilidade do terreno. Com quase um quilômetro de extensão, a Ladeira da Cohab passará de duas para quatro faixas de rolamento, além de canteiro central, melhorias no sistema de drenagem, requalificação das calçadas com acessibilidade, nova iluminação pública e modernização do pavimento. A previsão é de que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2026.


