O Recife se despede oficialmente do Natal nesta terça-feira (6), com a tradicional celebração do Dia de Reis, que encerra o Ciclo Natalino e dá início aos preparativos para o Carnaval. O destaque da programação será a Queima da Lapinha, no Pátio de São Pedro, no Centro da cidade.
A concentração para o cortejo começa às 16h, na Rua Nova, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares. De lá, os grupos seguirão pela Avenida Dantas Barreto até o Pátio de São Pedro, passando pela Igreja do Carmo.
Este ano, o evento contará com a participação de 15 pastoris e três orquestras, além do Bloco da Saudade e o grupo Inclusão Cia de Dança. O momento simbólico da queima consagra desejos e esperanças para 2026, marcando a transição para o ciclo carnavalesco.
O Pastoril Menino Jesus da Vovó Bibia, fundado em 1986 pela artista Severina Araújo Brito, será o homenageado da edição. A agremiação, hoje coordenada por Aparecida Brito, conta com 18 integrantes.
A tradição da Lapinha foi trazida pelos jesuítas no século XIX e representa a visita dos três reis magos ao Menino Jesus. Antes da queima, o público pode escrever pedidos que serão colocados no presépio feito com folhagens secas e incensos — e então entregues ao fogo.
A celebração encerra também o ciclo de luzes e atrações que iluminaram o Natal do Recife, com mais de 4 milhões de lâmpadas LED espalhadas por ruas, avenidas e parques da cidade.


