Prefeitura do Recife nomeia 173 concursados para reforçar Saúde e Assistência Social

O ano de 2026 começa com reforço significativo no serviço público municipal do Recife. A Prefeitura nomeou 153 profissionais aprovados em concursos públicos para a rede municipal de Saúde e publicou a convocação de outros 20 servidores efetivos para a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. As nomeações foram divulgadas em edição extra […]

O ano de 2026 começa com reforço significativo no serviço público municipal do Recife. A Prefeitura nomeou 153 profissionais aprovados em concursos públicos para a rede municipal de Saúde e publicou a convocação de outros 20 servidores efetivos para a Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome. As nomeações foram divulgadas em edição extra do Diário Oficial do Município, no dia 31 de dezembro de 2025.

Na área da Saúde, os profissionais foram aprovados em concursos realizados nos anos de 2019 e 2024 e abrangem cargos de níveis médio e superior. O reforço amplia e qualifica o atendimento à população, com atuação prevista na Atenção Básica — especialmente nas Unidades de Saúde da Família Mais (USF+) — além de unidades de plantão, maternidades, Centros TEA/NDI, Consultórios na Rua, SAMU, Laboratório Central, Academia da Cidade, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Hospital de Pediatria.

Com essas novas convocações, a gestão municipal alcança a marca de 4.505 nomeações na Saúde, o maior número da história da rede no Recife. O fortalecimento do quadro de servidores garante a continuidade da expansão de programas e projetos voltados à atenção integral, à saúde mental, à reabilitação motora e intelectual, além da ampliação da cobertura das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal. Desde 2021, a cobertura da Atenção Básica avançou de 59% para 80%, enquanto a Saúde Bucal passou de 39,5% para 70%.

A lista dos 153 nomeados na Saúde inclui: 3 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), 1 Agente de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asace), 3 Analistas Clínicos, 4 Assistentes Sociais, 1 Auxiliar em Saúde Bucal, 2 Biomédicos, 4 Cirurgiões-Dentistas, 27 Enfermeiros, 4 Farmacêuticos, 3 Fisioterapeutas, 1 Fonoaudiólogo, 49 Médicos de diversas especialidades, 1 Profissional de Educação Física, 4 Psicólogos, 4 Sanitaristas, 35 Técnicos de Enfermagem, 3 Técnicos de Laboratório, 2 Técnicos em Radiologia e 2 Terapeutas Ocupacionais.

Assistência Social e Combate à Fome

Na Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, foram nomeados 20 profissionais aprovados no concurso público regido pelo Edital nº 01/2020, homologado em 2022 e prorrogado em 2024. As convocações ocorrem em substituição a candidatos que não efetivaram o preenchimento das vagas, assegurando a recomposição do quadro efetivo da pasta.

Foram nomeados cinco assistentes sociais, três psicólogas, duas pedagogas, uma nutricionista e nove agentes administrativos da Assistência Social. Os novos servidores irão atuar diretamente nos serviços, programas e equipamentos da rede socioassistencial do município, fortalecendo as políticas públicas de proteção social, garantia de direitos e combate à fome.

Posse

Os nomeados para a Assistência Social têm prazo de até 20 dias, a partir da publicação da portaria, para tomar posse, e de 15 dias após a posse para iniciar o exercício das funções, conforme a legislação municipal. O processo admissional inclui o envio de documentação por meio do Portal de Admissão de Pessoal e a realização de exame admissional junto ao Setor de Saúde e Segurança do Trabalho do Município.

Mais Lidas