Edifício 13 de Maio, abandonado há mais de 65 anos, será demolido no Centro do Recife

Após mais de seis décadas de abandono, o Edifício 13 de Maio, localizado na Rua da União, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, começará a ser demolido nesta terça-feira (6). A ação será executada pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança Cidadã (Seops) da capital pernambucana. A construção foi iniciada nos anos 1950 […]

Após mais de seis décadas de abandono, o Edifício 13 de Maio, localizado na Rua da União, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, começará a ser demolido nesta terça-feira (6). A ação será executada pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança Cidadã (Seops) da capital pernambucana.

A construção foi iniciada nos anos 1950 pela antiga Imobiliária União, mas jamais concluída. Com 11 andares e estrutura precária, o prédio apresenta risco de desabamento e gera preocupação constante a quem circula ou trabalha na área, próxima ao Ginásio Pernambucano, Parque 13 de Maio e Alepe.

O imóvel teve parte da parede desabada em setembro de 2025, atingindo carros e um telhado vizinho. Desde então, a prefeitura iniciou os trâmites para a demolição, que foi recomendada por sucessivos laudos da Defesa Civil, a partir de 2010, e classificada como de risco muito alto (R4) desde 2019.

Em 2024, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) reforçou a urgência da derrubada como única forma de evitar uma tragédia. O edital de licitação para contratar a empresa responsável pela demolição foi finalmente publicado em dezembro de 2025.

Mais Lidas