Anvisa proíbe venda de fórmulas infantis por risco de contaminação por toxina

A Anvisa publicou nesta quarta-feira (7) a Resolução nº 32/2026, proibindo, de forma preventiva, a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de fórmulas infantis da marca Nestlé Brasil Ltda. Os produtos afetados pertencem às linhas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. A medida foi tomada após a […]

A Anvisa publicou nesta quarta-feira (7) a Resolução nº 32/2026, proibindo, de forma preventiva, a comercialização, distribuição e uso de lotes específicos de fórmulas infantis da marca Nestlé Brasil Ltda. Os produtos afetados pertencem às linhas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.

A medida foi tomada após a detecção da toxina cereulide, produzida pela bactéria Bacillus cereus, em ingredientes de uma fábrica localizada na Holanda. A substância pode causar sintomas como vômitos persistentes, diarreia, sonolência extrema, lentidão e falta de reação emocional.

A própria empresa iniciou um recall voluntário global, após identificar que a contaminação partiu de um ingrediente fornecido por um terceiro internacional. No Brasil, os lotes contaminados também estão sendo retirados do mercado.

O que fazer:

Pais e responsáveis devem verificar o número do lote no rótulo da fórmula infantil. Caso ele esteja entre os afetados, o produto não deve ser consumido. Para orientações sobre troca ou devolução, é necessário entrar em contato com o SAC da Nestlé, cujo número está na embalagem.

Se a criança apresentar sintomas após o uso do produto, deve ser levada imediatamente ao médico. É importante informar o alimento consumido e, se possível, apresentar a embalagem.

Confira os lotes abaixo:

Mais Lidas